Chef Fernando Oliveira

Fernando de Oliveira, natural de Vinhedo/SP. Um Chef respeitado pelos trabalhos que vem efetuando nas áreas em que atua – confeitaria, chocolateria e panificação.

Um dos Chefs fundadores do CPAC Brasil é atual Presidente do clube que foi criado com o intuito de valorizar e oferecer mais oportunidades aos profissionais do setor. Para saber mais sobre o CPAC BRASIL, acesse www.cpacbrasil.com.br Fernando de Oliveira começou sua trajetória profissional ainda na adolescência com 13 anos. Seu primeiro emprego foi como ajudante de padeiro e confeiteiro na produção de uma padaria próxima a sua residência.

Pouco tempo depois se descobriu apaixonado pela arte de confeitar e já sabia que aquela era a profissão que gostaria de seguir por toda a vida.

Em busca de conhecimentos, fez cursos com Chefs renomados no interior de SP, passava horas debruçadas sobre os livros. Trabalhou em outras empresas como confeiteiro e padeiro, até que surgiu a oportunidade de trabalhar na Editora Padaria 2000, exercendo a função de Técnico Responsável pelo DAT 2000, onde atuou por 9 anos.

Escreveu dois livros:

  • Livro Confeita Clássica, Básica e Sofisticada;
  • Macarons para todas as ocasiões;
  • Gravou diversos DVD’s com temas variados na área de panificação, chocolateria e confeitaria.

Fez cursos em escolas conceituadas em Paris, quando esteve por lá em busca de novidades na Europain, uma das grandes feiras do setor.

Este ano teve seu trabalho divulgado na Dulcypas, uma revista de confeitaria espanhola, onde pôde mostrar o seu trabalho usando ingredientes brasileiros.

Pelo respeito que o profissional conquistou no setor é convidado frequentemente para ser jurado de campeonatos que acontecem entre profissionais da área, como foi o caso da Copa Louis Lesaffre que aconteceu em Outubro de 2014 no Rio de Janeiro.

Foi selecionado para participar do World Chocolate Masters Brasil, cujo vencedor aqui no Brasil teria que representar o pais na final que acontecerá na França em 2015. Neste campeonato o Chef ficou em 2º lugar na competição geral e teve o seu bombom “abelha” feito com camu camu, mel e mel cipó uva, eleito o melhor bombom Sul-Americano.

Atualmente o chef se dedica a pesquisas para seu próximo livro de confeitaria com ingredientes brasileiros e ministra aulas, faz consultoria em empresas do ramo, treinamento de equipes.

Para ele, semelhante a um pintor com seus quadros, são os confeiteiros com os doces, açucares e chocolates.

Visite seu site e saiba mais: www.fernandodeoliveira.com.br

Veja por onde o Fernando de Oliveira já passou

Chef Fernando Oliveira