Oi gente! Tudo certo com vocês? Vamos a mais um artigo sobre o nosso delicioso e querido chocolate?

Bom, que esse alimento tem um poder antioxidante no nosso corpo, sendo um protetor do sistema cardiovascular nós já sabemos, certo? Agora a pergunta é: será que além de proteger nossas artérias, diminuir o LDL e pressão arterial, ele tem mais algum benefício? O que acontece no nosso corpo quando ingerimos o chocolate? Como o nosso cérebro reage a esse alimento?

Sejamos bem sinceros, mesmo se essa maravilha não nos trouxesse benefício nenhum, só o sabor que ele oferece é motivo suficiente para sermos amantes de chocolate.Hoje nos é oferecido inúmeras formas, sabores, cores diferentes para nos deixar com mais vontade. Barra, bombom, ovo de chocolate, bolos, a lista não para mais. E a boa notícia é que sim, além dos benefícios citados acima, ele oferece mais alguns! Vamos descobrir quais?

Quando ingerimos o cacau, entre inúmeros componentes, ele apresenta um chamado triptofano, que uma vez no nosso corpo, é responsável por ativar outros dois hormônios, dopamina e serotonina, mais conhecidos como os hormônios da felicidade. Isso por que eles agem diretamente no humor, na melhora da depressão e ansiedade. Além desses, existe mais um hormônio relacionado, a endorfina, que também é liberada ao ingerirmos chocolate nos proporcionando sensação de prazer e melhora da disposição mental.

Esse é um dos motivos que explica por que ficamos tão felizes e satisfeitos quando comemos chocolate, principalmente na TPM, se tratando de mulheres.

E por acaso alguém aí quando era criança já recebeu um chocolate depois de ter feito algo bom? Quem já ouviu a mãe dizer: menino se você se comportar no mercado eu te compro um chocolate. Sim, esse alimento está ligado à recompensa. E nosso cérebro é tão esperto que desde crianças ele nos condiciona a esse doce como uma coisa boa, uma recompensa, aumentando ainda mais nossa satisfação pelo alimento.

Louco, não? Pois é minha gente, se estávamos em dúvida se é bom ou não consumir chocolate, acho que já temos nossa resposta. Esse alimento, nas quantidades ideais e dentro das nossas necessidades nutricionais nos oferece grandes benefícios. Até a próxima =)

 

 

Foram utilizadas as bases de dados DW, Revista Científica HUPE, Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia, Unicruz..

 

 

http://www.dw.com/pt-br/os-efeitos-do-chocolate-sobre-o-corpo-e-a-mente

 

https://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/saude/EFEITO%20DO%20CHOCOLATE%20AMARGO%20NOS%20N%C3%8DVEIS%20LIP%C3%8DDICOS%20DE%20RATOS.pdf

http://www.e-publicacoes_teste.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/8864/6747

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *