Oi gente, tudo certo com vocês? Vamos a mais um artigo sobre o nosso delicioso chocolate? Tenho escrito pra vocês sobre a qualidade e composição do chocolate, como esse alimento é rico e importante para o consumo.Continuando os assuntos, o artigo de hoje falará um pouco sobre outro composto do chocolate e a sua importância na prática esportiva. Conhecemos um pouco mais sobre a cafeína!

Cada vez mais as pessoas estão aderindo a prática de atividade física como parte da sua rotina, isso acontece por inúmeros motivos, promoção da saúde, diminuir os riscos de doenças metabólicas, estética, paixão pelo esporte, entre outros. Devido ao aumento da pratica esportiva e busca por um corpo saudável, pesquisadores e cientistas começaram a expandir seus trabalhos na descoberta de recursos ergogênicos na intenção de potencializar a performance na prática esportiva.

Mas afinal o que são esses recursos ergogênicos? Eles podem ser classificados como mecânicos ou biomecânicos, psicológicos e nutricionais. Uma vez utilizados, eles contribuem no aumento da potência física, força mental e a eficácia mecânica. O chocolate é um alimento que está na classe desses recursos ergogênicos por conta da sua composição.

Quando falamos sobre Nutrição Esportiva, nós Nutricionistas precisamos associar uma alimentação que seja completa e suficiente para os nossos atletas e desportistas junto com um melhor desempenho na modalidade praticada. Precisamos utilizar os carboidratos, lipídios e proteínas a favor do corpo e temos ainda alguns alimentos que por conta de seus compostos, potencializam os resultados no esporte. Dentre eles a cafeína.

Ela está presente nos grãos de café, nas folhas de chá, no chocolate, sementes de cacau, no guaraná e acrescentadas em bebidas para atletas. Uma vez que ingerimos a cafeína, ela estimula o sistema nervoso central, tem ação sobre o sistema musculo esquelético e cardíaco e é responsável pela atuação e liberação de hormônios. Além de reduzir a fadiga durante o exercício, o indivíduo tem a sensação temporária de maior força muscular e maior competitividade, podendo então realizar a atividade física por um tempo mais prolongado antes de fadigar.

No chocolate ao leite (28g) temos a quantidade de 6mg de cafeína, chocolate de confeiteiro (28g) 35mg de cafeína e no chocolate a partir da mistura (28g) também encontramos 6mg de cafeína. Os estudos nos dizem que aquelas pessoas que não tem o habito de ingerir cafeína, 50mg/diaé suficiente para sentir os efeitos na atividade física. Outro alimento que também está em alta no meio esportivo é o leite com chocolate, além dele repor os estoques de glicogênio consumidos durante a prática de exercício, há uma reposição da massa muscular por conta do teor de proteína que esse alimento apresenta.

Por tanto, é de suma importância para a nossa saúde, mente e corpo mantermos hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, juntando isso ao consumo de chocolate, ainda teremos uma melhor resposta físico mecânica na prática do exercício. Mais um motivo para consumirmos nosso querido chocolate de cada dia =)

 

Foram utilizadas as bases de dados EFDPORTES, SCIELO, SBME, Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia.

 

http://www.efdeportes.com/efd105/consumo-da-cafeina-como-ergogenico-nutricional-no-esporte.htm

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *