10 dicas para reconhecer um bom chocolate

Por Fernando de Oliveira, Chocolatier da Cacau Prime Club

 

1 -Leia o rótulo
Um bom chocolate deve conter no rotulo os seguintes ingredientes: massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar, leite em pó e lecitina de soja que é um emulsificante natural. A massa de cacau e a manteiga de cacau são as principais matérias primas de um excelente chocolate, então devem aparecer logo no início da lista.
Caso apareçam outros tipos de gordura no rótulo, como por exemplo gordura vegetal hidrogenada ou fracionada, não são bem vistos já que podem alterar o sabor do chocolate e muitas vezes não é considerado chocolate e sim cobertura sabor chocolate.
Se forem bombons ou tabletes recheados, com certeza aparecerá outros ingredientes na lista, devido ao recheio.
Algumas marcas indicam na embalagem a porcentagem de cacau utilizada, principalmente nos chocolates amargos.
Segundo definição da Anvisa, a quantidade mínima de sólidos de cacau em um chocolate é de 25 % (g/100 g) e para o chocolate branco, o mínimo é de 20% de manteiga de cacau. No caso do chocolate branco não aparecera o ingrediente massa de cacau, somente a manteiga de cacau.

 

2 – Data de validade
Quanto mais recente a fabricação, melhor a qualidade. Sempre verifique a validade.

 

3 – Preço
Desconfie de chocolates, trufas ou bombons com preço bem abaixo do mercado. Chocolates de qualidade sãocaros e muitas pessoas vendem cobertura fracionada como chocolate.

 

4 – Temperatura
A temperatura de conservação ideal do chocolate deve estar em torno dos 18ºC. Nestas condições o chocolate conserva-se pelo menos um ano e meio sem perder as qualidades.
Temperaturas mais altas provocam o amolecimento do chocolate e a perda de
Brilho. Evite guardar o chocolate na geladeira para não mudar suas características, cor e sabor.

 

5- Olfato
Quando abrir uma caixa de bombons ou mesmo um tablete certifique-se de que tenha um bom aroma de chocolate. Não deve haver qualquer cheiro estranho, como de substâncias químicas, de coco e certamente não deve cheirar a pó, pois é indício de que é velho demais ou foi mal armazenado.

 

6 – Visão
O brilho dependerá do tipo de acabamento que receberam moldados ou banhados, os tabletes e bombons moldados devem ter brilho já os banhados como s trufas não costumam ter brilho. Caso tenha manchas brancas pode ter tido problema na conservação ou transporte, mas isto não caracteriza que o chocolate esteja estragado e sim que a gordura ou açúcar migrou para o lado externo do chocolate.

 

7 – Audição
Quando quebrar um tablete de chocolate este deve quebrar e não esmigalhar.Deve ter o som de um estalo claro.

 

8 – Tato
Quando pegar um chocolate ele não pode derreter imediatamente com o calor da mão e sim demorar alguns minutos, dependendo da espessura. O mesmo não pode ser pegajoso ou macio.
Em se tratando de bombons pode verificar se a capa de chocolate é fina ou grossa, e se foi coberta duas ou três vezes. Quanto mais fino melhor.

 

9 – Paladar
Quando fizer degustações de chocolate, é melhor que se coloque uma pequena porção e que esta derreta suavemente na língua e o sabor se espalhar por toda a boca, não deixando gosto de gordura.
Quando for bombom recheado prova-se o conjunto, ou seja, o recheio e a capa de chocolate que o reveste.
Quando provar vários tipos de chocolate, intercale com goles de água para refrescar o palato, ou sirva maçãs e pães.

 

10 – Preferencia
Estas são algumas dicas para conhecer um bom chocolate. Experimente novos chocolates, sabores, texturas e chocolates com tipos de porcentagem de cacau e descubra qual seu preferido.

2 replies on “10 dicas para reconhecer um bom chocolate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *